Tópico 8

Alterações na morfologia do cão Fila Brasileiro ao longo do tempo. 

Com relação à estrutura física “rebaixada” do Fila Brasileiro, independente de qual seja o clube de criação ou documento comprovador de pureza racial, observa-se uma tendência, possivelmente até a valorização deste fenômeno. Abaixo imagens de estrutura baixa e origens diversas. Importante informar que as imagens, podem não ser exatamente a realidade do animal, mas o momento.   


Este tipo de alteração na morfologia do Fila Brasileiro, comparativamente aos cães preservados, altera a funcionalidade e distancia estes cães da história da raça. Estudando-se a morfologia funcional e a história do Fila Brasileiro, sendo estes por origem cães de trabalho, devem apresentar aptidão a grandes jornadas. O que não seria possível para cães de pernas curtas e estrutura “rebaixada”. Deixam de configurar portanto como Original Fila Brasileiro. Uma opção de criação que respeitamos, mas questionamos tecnicamente.


Em alguns dos cães desta tendencia, a cernelha não ultrapassa a altura dos joelhos de um homem. Fossem cães Originais, o peito estaria na altura em que se apresenta a cernelha. Especialmente para os machos, no Padrão Original esta tendencia deve ser severamente penalizada. Veja no novo livro.

Acima, vê-se com clareza que em cães de porte mais natural, os joelhos de um homem se posicionam à altura do peito, com pequenas variações, não chegando à cernelha.
Abaixo, cães típicos do Padrão Original. É possível se perceber a proposta para a preservação.


As fotografias e desenhos que não são de propriedade do autor, foram obtidas na internet, com exclusiva finalidade didática e de pesquisa.
Fonte: Wikipedia