Tópicos

Alterações na morfologia do cão Fila Brasileiro ao longo do tempo


Para elaboração do primeiro padrão FB, Santos Cruz se baseou em animais como estes



...descartáveis? Afinal, onde ainda podemos encontrar animais Fila Brasileiro com cabeça, orelhas, focinho e rima labial como acima?

Acima à esquerda Leo da Jaguara, ao centro, criação de fazenda desde 1930 em família. À direita o moderno: cabeças profundamente diferentes, pedigree de mesma raça. Como foram surgir cabeças tão exacerbadas? E estes lábios fora do padrão?


À esquerda, imagem de cabeça de um cão Original Fila Brasileiro, à direita cão Fila Brasileiro. Qualquer que seja o pedigree dos cães atuais, a expressão dominante difere do que vemos nas fotografias antigas e nos raríssimos cães que permaneceram intocados ainda hoje, pelas criações comerciais nas últimas décadas. Por algum capricho de coincidências, alguns exemplares ainda restam na atualidade, sejam descendentes de cães de padrão original de canis desativados de décadas anteriores, ou mais raramente ainda, originários de algumas fazendas de interior que jamais registraram seus cães. Em poucos espécimens com pedigree ainda se pode ver este padrão.

À esquerda, Danúbio, RI CAFIB, final da década de 1970, cão de padrão original; à direita Fila Brasileiro atual.

À esquerda, Fila Brasileiro. À direita (ao canto), perfil de cabeça de padrão original.
Como surgiram os lábios, como à esquerda, que contrariam todos os padrões FB?
E as orelhas tão abaixo da linha dos olhos? Em outro tópico, virá a explicação.

Para os apologistas do FB Moderno, o cão Dunga de Parnapuan, acima, seria um vira latas grande, ou algo que poderia receber qualquer nome, menos Fila Brasileiro, claro, para eles. Assim como o cão Danúbio, registrado em 1980, ou Bumbo da Vila Paulista, registrado em 1945 (abaixo), no sistema oficial, CBKC. No seu ambiente de criação, estes cães não existem. Por isto o estranhamento.

As fotografias e desenhos que não são de propriedade do autor, foram obtidas na internet, com exclusiva finalidade didática e de pesquisa.

Fonte: Wikipedia