Tópicos


Tópico 02


À esquerda o cão Padeiro de padrão Original, criação Teli Gonçalves, prop. Mazinho Teodóro, e ao centro cão Fila Brasileiro, à direita imagem de cabeça original. Duas raças distintas.


A cabeça é sempre um indicativo de raça.... à esquerda a cadela Lindinha, puro Original.


À esquerda, cabeça em formato de pera de um exemplar Original. À direita, cão Fila Brasileiro: arcos zigomáticos menores, perda da potencia da mordida e acréscimo de couro. Comprometimento da visão e irritação nas mucosas dos olhos. Lábios extremamente profundos.


Opções podem ser feitas quanto ao padrão a se seguir. Tipo mais rebaixado ou tipo mais elevado ? Lábios muito pendentes e profundos ou moderados como dita o padrão Santos Cruz? Quanto de couro é recomendável? Qual a distancia do chão ao tórax é recomendável? E o tamanho das pernas? 


Tipos diferentes representam o mesmo padrão ? 
À esquerda o Original, à direita cão Fila Brasileiro.
É possível que a moda leve à extinção linhagens que ainda preservam as características originais do Fila Brasileiro, a se continuar a criação de cães tão diferentes com o mesmo documento de raça. 
A tendencia do moderno prevalecer nas pistas, dita as normas de criação e exclui os de padrão mais antigo, que passa a se tornar estranho. A noção de estética dominante, torna os outros feios e defasados. Observe-se os lábios dos cães acima. No moderno a profundidade é excessiva.
Abrigar os cães de padrão mais antigo, e valorizar o nome Original Fila Brasileiro, a nosso ver é a melhor forma de preserva-los. Para isso é importante um documento à parte. 


Observe-se acima, imagens de cães de padrão Original. Lábios padrão, fora da cinofila moderna. 


As fotografias e desenhos que não são de propriedade do autor, foram obtidas na internet, com exclusiva finalidade didática e de pesquisa.

Fonte: Wikipedia