Tópico 06


Tópico 06 - Alterações na morfologia do cão Fila Brasileiro ao longo do tempo. 

À esquerda, cabeças representativas da raça Fila Brasileiro. À direita, o Original : nestes as fotografias demonstram a proximidade com o desenho orientado por Santos Cruz, ao final.


Acima, observe-se a profundidade do focinho, nas fotografias do cão à esquerda e do cão à direita. No Original (Zambê de Parnapuan) lábios e orelhas, são diferentes do Fila Brasileiro.

A conformação da cabeça, o formato, profundidade do focinho e a expressão racial, comparando-se as duas raças não condizem com um mesmo padrão. À direita o padrão Original preservado.



À direita, desenho de um padrão de cabeça cada vez mais em esquecimento. À esquerda, implantação de orelhas e profundidade de focinho, fora do padrão OFB. Afinal, estamos diante do padrão Fila Puro, com pedigree FB, e Original Fila Brasileiro. Duas raças distintas. As sábias palavras de Santos Cruz são sempre um lembrete para os desavisados, os criadores de “modas”, os seguidores do modismo comercial, ou os menos estudiosos e atentos.                                                                                   






Os programas atuais orientam como comenta Santos Cruz, os exageros na cabeça, e o focinho muito profundo, além das orelhas muito baixas, como conseqüência do aumento do couro, ou seu excesso. 



Comparem-se as imagens acima e vejam, à esquerda o padrão de cabeça mais praticado atualmente, e ao centro e direita, cabeças de Padrão Original, sendo ao centro a cadela de fazenda (2012) Lindinha e à direita cabeça da cadela Granfina de Parnapuan.
A nosso ver, as cabeças representadas pelas duas fêmeas, idênticas apesar de terem vivido décadas – mais de 50 anos - distantes uma da outra, tem o significado da preservação que não se faz atualmente. “Esquecida” em uma fazenda do interior de Minas Gerais, a cadela Lindinha (ao meio), já velha, tinha as mesmas características de Granfina de Parnapuan. Ao vê-la pude sentir que estava diante de algo preservado, longe dos “críticos da obra feita”, nas mãos de alguém que a mantinha somente porque gostava de sua funcionalidade, do seu temperamento de guarda na fazenda e pela sua fidelidade aos donos.





As fotografias e desenhos que não são de propriedade do autor, foram obtidas na internet, com exclusiva finalidade didática e de pesquisa.
Fonte: Wikipedia