Tópico 10


Alterações na morfologia do cão Fila Brasileiro ao longo do tempo

Tópico 10: A Cor ou a morfologia no Fila Brasileiro: o que é mais importante?

Clique nas imagens para ampliá-las. 
Qual o sentido na discriminação da cor, quando em todas as pelagens pode haver desvios do padrão PSC ? Em quais das imagens abaixo, o preto é pior que os desenhos ou fotos ?






Qual é a relevância da cor, quando se tem tantos padrões aplicados para uma mesma raça, e todos os tipos podem ser sagrados campeões? Separar uma raça tendo como base unicamente a cor preta, pode salvar o Fila Brasileiro das tantas alterações fenotípicas hoje existentes? Acreditamos mais racional, lógico e funcional, separar os filas de padrão antigo, bem definido e único, em uma só raça: Original Fila Brasileiro.

 Conheça o Padrão Original Fila Brasileiro, em versão ilustrada no livro “Cão Fila Brasileiro – Preservação do Original”, à página 273, assim como todos os padrões para a raça Fila Brasileiro, já editados em toda a história da raça. 




Qual das imagens acima reproduz com fidelidade o desenho orientado por Paulo Santos Cruz, acima à direita? Em qual das imagens, XY = XZ? Ou XY = ZS?

O modelo aplicado moderno FB, não abriga também alguns Filas pretos?



Os pretos são sempre piores, ou agridem mais ao padrão PSC, do que os outros não pretos? Com tantos padrões de cabeça adotados pelos juízes como ideal, ocasionalmente podemos ver cães de cor preta, apresentarem cabeças mais obedientes ao padrão original, que cães de qualquer coloração, atualmente, provenientes de qualquer agremiação.  




Podemos também ver cães de qualquer pelagem, seguir tendências de moda, como as alterações na morfologia que são consideradas de moda atualmente. Uma delas é a postura rebaixada, que é decorrente de alterações nas angulações, especialmente a angulação escápulo-humeral, mais fechada do que o recomendado para uma boa movimentação dos cães.


Acima, imagens de dois cães adultos de origem no Sul de Minas Gerais, sendo que a foto da esquerda corresponde ao cão Leãozinho do Aquenta Sol, e da direita, Lord de José Gomes, quando idoso. Porte elevado! Totalmente diferente do que se vê valorizado nas pistas atualmente.


Veja no livro “Cão Fila Brasileiro – Preservação do Original”, 2018, à página 155, informações sobre a cor preta no Fila Brasileiro, incômodas para uma cinofilia que nega estudos e história, que a maioria dos criadores atuais desconhece. Até onde a questão da cor serve de escudo, para aqueles que desrespeitam o padrão PSC, e desejam que o fato fique oculto? Estudar é conhecer.

Se alguém quer preservar o nosso antigo cão de Fila Brasileiro, na sua acepção original, não permaneça enganado pela internet. Estudar e pesquisar é a opção inicial para quem quer criar.

Veja no novo livro “Cão Fila Brasileiro – Preservação do Original” (2018), porque uma morfologia mais elevada, não diz respeito à raça Dog Alemão. Não repita enunciados equivocados, estude.


As imagens que não pertencem ao autor, foram obtidas na internet, com finalidade exclusivamente educativa e de formação técnica. Fonte Wikipédia.