Tópicos

Tópico 04

Alterações na morfologia ao longo do tempo


À esquerda, alteração na calota craniana e lábios inferiores formando “bolsa”. À direita, Original. 
Compare-se a expressão racial do Original à direita e o desenho de um Fila Moderno à esquerda.  
À esquerda, Padrão Original, e à direita o Fila Brasileiro em versão atualizada.


A observância do padrão CAFIB “nunca deve a profundidade igualar ou ultrapassar o comprimento” (item que se refere ao focinho), que é considerado parâmetro para a preservação de uma morfologia de concepção mais tradicional na raça Fila Brasileiro, é muito variável em todos os planteis, deixando brechas para muitas interpretações sobre a morfologia ideal, distanciando-se do Original como se vê. A partir de certo ponto das alterações ao longo de gerações, fica muito difícil recompor a originalidade. Por isso, a urgência da separação das raças, pelo que lutamos.  

Abaixo, 03 cães de padrão Original, de origem genética diversa, em programa de reprodução. 

Expressão suave, alerta, nobre; ausência de “bolsa” formada pelos lábios inferiores, lábios obedientemente de tamanho e profundidade “nunca” maiores que o comprimento do focinho. Mais músculos do que massa corporal, pernas de bom tamanho, combinando agilidade e resistência, com força e capacidade para longas jornadas.

Homogeneidade e originalidade no plantel inicial, para a formação do plantel futuro, são requisitos essenciais para se evitar no máximo as alterações que a genética permite  no processo seletivo.Os cuidados nas primeiras gerações devem ser primorosos para a comprovação das características básicas do padrão. Para as gerações futuras, é cuidar da manutenção do padrão resgatado. 

As fotografias e desenhos que não são de propriedade do autor, foram obtidas na internet, com exclusiva finalidade didática e de pesquisa.

Fonte: Wikipedia