Tópico 15: Alterações na morfologia do cão Fila Brasileiro ao longo do tempo - As Orelhas.


Neste tópico vamos observar como as orelhas, importante componente da cabeça para a caracterização racial no Fila, estão alteradas tanto quanto à forma quanto ao tamanho e posicionamento, comparativamente à linha dos olhos.

.



Observe-se acima imagens do cão Lorde, com seu proprietário José Gomes, década de 1970, onde se pode perceber a implantação, tamanho, formato e posicionamento das orelhas. Orelhas pequenas, na linha dos olhos.

Abaixo, mais algumas imagens de cães correspondentes ao Original Fila Brasileiro, com orelhas no formato e posicionamento desta raça, como era comum nos cães das décadas de 1940 até cerca de 1970.


Acima, as cabeças dos cães Aladim da Fazenda Poço Vermelho, e Abapuru do Caramonã, ambos de mesmo padrão. De frente, imagem da cabeça do cão Leo da Jaguara, década de 1950.
Orelhas de bloodhound não existiram nas origens da raça. Trata-se de um incremento moderno, resultado da criação de canil. Abaixo, diversos tipos e formatos de orelhas atuais, em comparação com cabeças “Originais”.

O padrão original à direita.

Independente da coloração do exemplar, o tipo moderno se evidencia nas orelhas. Em decorrência desta alteração, ocorrem alterações também no crânio, que passa a se apresentar como de outra raça, diferente do Original.


Para testar seus conhecimentos sobre o Fila Brasileiro e o Original Fila Brasileiro, identifique o Fila Brasileiro nas imagens abaixo.

Ou identifique o Bloodhound nas imagens abaixo:
E compare estas imagens com as inconfundíveis de cães de padrão original, abaixo.
O Original não se confunde com um Bloodhound, ainda que alguns exemplares tenham orelhas um pouco maiores que outros, não temos o exagero dos “modernos” ....
Para os originais, permanece o perfil traçado por Santos Cruz, hoje em esquecimento.

... e a inserção das orelhas não se altera.
Acima o cão Lorde, fotografado por Paulo Augusto M.Moura, aproximadamente década de 1970, fotografias que se tornaram famosas e parâmetro para criações. Observe-se bem as orelhas deste cão, o quanto difere do Fila Brasileiro atual.


            Fotografias originais do cão Lorde, pertencente ao criador José Gomes de Varginha, MG, demonstram o grande equívoco de muito “estudiosos” do Fila Brasileiro, quando procuram compará-lo a cães Fila Brasileiro de nossa época.

No caso do cão Lorde, as orelhas são pequenas, caso impossível de se confundir com as orelhas dos cães mais premiados no momento.

Tem sido enorme, e com muita propaganda, o esforço em usar imagens deste cão para convencer criadores novatos, ou até outros menos avisados, de que se está preservando o padrão racial de origem.

Em trabalhos a seguir, usaremos estas fotografias em comparação com imagens de modernos cães da raça Fila Brasileiro, para maior elucidação dos fatos.

As imagens que não pertencem ao autor, foram adquiridas na internet, via Wikipédia.