Tópico 13


Alterações na morfologia do cão Fila Brasileiro ao longo do tempo


Como distinguir um filhote Original de um filhote de Fila Moderno.

Há hoje duas tendências para tipos modernos, no Fila Brasileiro. Uma delas, que demonstramos primeiramente, se refere a filhotes de cães mais comuns na CBKC, que são filhotes mais pesados, com tendência a se mostrarem gordos, e muito enrugados. São produtos de cães supertipados, típicos dos planteis desta entidade.


Acima à esquerda um filhote de Fila Moderno e à direita um filhote de Original Fila Brasileiro. Já desde novos se distinguem pela pesada corpulência do Moderno, focinho mais curto e profundo, maior abundância de couro e pernas curtas. A urbanidade os acha mais “fofos”. Na foto à direita já se vê mais “prontidão” na expressão e atitude corporal, barbelas bem definidas, mas moderadas, massa corporal forte mas deixando condições para mais agilidade.


Observa-se na cabeça do Original à esquerda, um focinho mais longo, com rima labial moderada e com formato de “U” invertido também moderado. O crânio já se distingue pelo bom comprimento e harmonia com o focinho. Os exageros ficam por conta da modernidade. Não estamos nos referindo a filhotes fracos e sem ossatura, ao contrário, são fortes, com patas grandes, mas tudo longe dos exageros da atualidade.
Outra tendência, é de filhotes menos supertipados, de morfologia mais delicadas em geral, porém com grandes orelhas, proximamente de filhotes de Bloodhound, longas, de implantação muito baixa e enormes. Quase sempre são produtos de cães de outras entidades cinófilas, fora do sistema BKC, mas que por processos seletivos optaram por modificar o FB, para que tenha orelhas de Booldhound.


Compare-se as características do filhote Dunga de Parnapuan (1950) no colo de seu dono, o importador de FB, e príncipe da Alemanha deste período, com as das fotos de cabeças de filhotes de Filas Modernos. Aqui se pode ver o processo de alteração da raça, ou como alguns consideram, o processo de “evolução” da raça.
No original, como a seguir, as orelhas são grandes, porém largas na base, formando um grande “V”, harmonizando-se com o crânio e alinhadas com os olhos, exceto quando o cão em atenção.


Nas linhagens modernas, como nas fotos a seguir, já se vê a tendência a orelhas longas, muito abaixo da linha dos olhos e pendentes longitudinalmente, perdendo assim o formato de grande “V”.
Nestes casos, os cães nem sempre são excessivamente corpulentos, até muitas vezes ao contrário, são cães que se parecem com cães de caça, de dorso longo, e menos compactos que os da CBKC. Sua cabeça se harmoniza com sua morfologia longilínea, ocasionando focinhos compridos. Em geral tem a expressão acentuadamente lânguida, contemplativa, como a dos Bloodhound.  Veja a seguir.


Observe os filhotes a seguir e identifique as características do Original.  


Nas fotos acima, exemplos de bons filhotes, típicos Original Fila Brasileiro. Lateralmente se pode visualizar comprimento adequado, em harmonia com altura e massa corporal, orelhas bem inseridas em posição de repouso e lábios moderados compondo uma expressão única deste padrão, quando o lábio superior acompanha o osso nasal em quase linha paralela, desde a “ponta” do focinho até à sua base. Em vista de frente, também se vê o formato do lábio como resultado do tamanho moderado. Quando em atenção, as orelhas, grandes e largas, ocupam desde o crânio até à base dos lábios superiores. De frente observa-se uma expressão típica e característica do Original, com olhar profundo, vivo, enérgico.